Uma falha muito comum em empresas/negócios de pequeno e médio porte é separar os setores de marketing e comercial.
Geralmente, essa deficiência vem seguida da falta de planejamento e metas. Vemos muitas pessoas contratando agências e freelancers para gerenciar suas campanhas em redes sociais, sites e até mesmo na rua, porém sem uma meta clara. É aquele velho ditado: “Se você não sabe para onde quer ir qualquer caminho serve.“, mas essa caminhada pode sair cara.
A integração desses dois setores é de suma importância, pois somente com os dois alinhados, conseguimos criar um relatório inteligente! Esse relatório é aquele que mostra os números de maneira clara, aquele relatório que você bate o olho e entende, sabe?
As informações desse relatório são a base para definir uma estratégia. Porque só com ele conseguimos saber quanto estamos gastando aqui e ali e qual o retorno que estamos tendo em cada lugar. Tendo isso claro, conseguimos definir como as coisas vão ser a partir dali, podemos investir mais no que tem dado mais resultado e/ou mudar as estratégias adotadas em outros canais de comunicação.
Pense um pouco sobre isso! E antes de colocar a culpa no colaborador ou parceiro, veja se as metas e os prazos foram definidos, se tem alguma ferramenta que permite medir os resultados, veja como está o seu atendimento, ou seja, estude o momento do seu negócio com calma, e a partir dai, tome uma decisão!