Pequenos detalhes podem estar prejudicando o seu alcance no Instagram.
Como visto anteriormente em uma matéria recém publicada aqui no blog, existem práticas que aumentam seu engajamento nas redes sociais, como no Instagram. Porém, também existem algumas que atrapalham seu desempenho, diminuindo seu alcance e engajamento.
Essa “limitação” acontece graças ao Algoritmo adotado pelo Instagram. Essa ferramenta procura otimizar tal experiência dentro da rede, e graças a isso, acaba filtrando postagens de acordo com seu interesse. Esses filtros utilizam como marco a temporalidade, relacionamentos e engajamento.
A temporalidade visa apresentar para o usuário publicações recentes, que não extrapolam datas passadas, como por exemplo, publicações de 2 dias anteriores. Já reparou que as publicações e stories de pessoas mais próximas estão sempre a frente de outros usuários? Os relacionamentos tratam desta questão de interação. Através desse filtro você consegue ter sempre acesso às pessoas com quem mais interage (curtidas, comentários ou mensagens). E por fim, temos o engajamento, que traz mais visibilidade a publicações com maior número de curtidas e comentários. Analistas afirmam que apenas 10% do seu público consegue ter acesso a suas publicações de forma natural (sem visitarem seu feed). Para reverter isso e aumentar essa porcentagem, é necessário investir em promoções, na ideia de auxiliar a visibilidade.
Mas afinal, o que é prejudicial para meu alcance no Instagram?
Falta de informações no seu perfil.
Para que seu público tenha interesse nas suas publicações, ele provavelmente procurará saber um pouco mais sobre seu trabalho. Tais informações na biografia do Instagram compõem peça chave para esse primeiro contato.
Conta privada.
Para garantir que a conta tenha um bom desempenho em relação ao alcance, é indubitável a necessidade de torná-la pública. Além de possuir um perfil comercial, você poderá acompanhar o desempenho das postagens e otimiza-las.
Não interação com outros perfis.
Se você busca curtidas, comentários e envolvimento com seu perfil, também deverá proporcionar tal engajamento para outros. Aconselhamos que você busque interagir com perfis que utilizem das mesmas hashtags que você. Dessa forma, conseguirá atrair usuários mais “filtrados” para sua página.
Exclusão das hashtags nas publicações
As famosas hashtags ajudam na visibilidade do seu perfil. O Instagram permite o uso de até 30 hashtags, entretanto, é aconselhável utilizar 5 hashtags, para evitar a classificação de “spam” naquela publicação.
Fique ligado na manutenção das suas redes sociais. Vale lembrar que se trata de um trabalho contínuo, que requer dedicação diária para que consiga apresentar o retorno desejável.