Você notou mesmo algo tão diferente?
Difícil coisa é falar para fora de uma certa bolha, ou fazer previsões sobre o que será mais usado pelo mercado nos próximos meses. Todavia, há posicionamentos e mudanças estéticas feitas por grandes empresas em 2019 que nos deram um norte sobre pra onde remaríamos em nossas jornadas criativas neste novo ano. Abaixo, gostaria de destacar algumas dessas mudanças sobre pra onde os ventos têm soprado.
No mundo das marcas e do design, assim como no universo da moda as tendências vão e voltam. E a impressão que temos, é de que elas podem voltar ainda mais fortes do que um dia foram. Obviamente toda tendência “boomerang” sofre mutações para com as tendências de hoje. Mesclamos o velho ao novo, e apesar de classificarmos nosso trabalho como “vintage”, por exemplo, precisamos salientar que foi construído com base em novos métodos, ferramentas, e até estudos. Isso é: nós emulamos e adaptamos padrões antigos. Saudosismo vende, como estratégia de marketing, mas não é sobre isso que iremos falar neste artigo.
Sem mais delongas, vamos para nossa leitura sobre o que estará em alta em 2020:
E começamos com algo “novo” que não é tão de hoje.
1 – Minimalismo (ou simplificação)
Há tendências que sobrevivem ao modismo, e há tendências que se adaptam e ganham novas formas (como o flat, por exemplo.) O minimalismo perfurou a zona do “moderninho” e adentrou 2020 em grande estilo. Apesar dos exemplos abaixo não serem tão novos, tudo indica que este será um norte para as marcas neste novo ano.
2 – Vintage e Colagem
Enquanto algumas marcas buscam a modernidade, outras buscam o caminho dos “bons tempos.” Nada mais inteligente. Como disse acima, o saudosismo vende.
3 – Tipografia simplificada
Talvez uma asa do minimalismo. A simplificação das fontes terá seu espaço neste novo ano, sobrevivendo ao modismo, nascida em 2018. Há quem refute tendências assim alegando que as marcas estão perdendo suas essências, visto que as fontes são cada vez mais parecidas.Todavia, não dá para descartar esta tendência desta atual fase.
4 – Degradê e Bicromia (ou dualtone)
São braços do universo vintage. Mas ainda dá pra apostar. Sendo marcas como o Instagram e a Oi grandes responsáveis por esta vertente. Mais perto de nós, o SBT e algumas versões da GloboPlay.
5 – Profundidade no semi-flat
Por último, mas não menos importante (e quem diria?!) a evolução do flat. Nosso 2016 não foi em vão. O flat ganhou novos detalhes e promete se manter em destaque nesta jornada.
Vale ressaltar que as informações acima são apostas, e não padrões. E você? Como irá posicionar sua marca para este novo ano?