Com 69 milhões de usuários (2019) no Brasil o Instagram é a quarta rede social mais usada no país. Considerada a rede social com o melhor índice de engajamento, a plataforma tem feito parte da estratégia de muitas empresas.
Diante do cenário atual não há como negar que o Instagram é uma ferramenta que contribui para uma boa presença online das empresas. No entanto, mesmo tendo uma conta na plataforma não adianta somente ter seguidores, é indispensável ter um bom engajamento para obter melhores resultados.
Com a expansão da rede social a concorrência por audiência tem sido acirrada e somente negócios que se posicionarem estrategicamente terão resultados positivos.
Que saber dicas práticas em como aumentar o seu engajamento no Instagram? Continue lendo esse artigo!
O que é engajamento?
Engajamento são todas formas de como as pessoas interagem no Instagram, seja nos stories ou no feed.
As formas de engajamento no Instagram são:
- curtidas nos posts do feed;
- comentários nos posts do feed;
- salvar posts do feed;
- enviar posts do feed (o Instagram entende que a pessoa está observando ou lendo aquele conteúdo);
- envio de mensagem direta;
- respostas e interações aos Stories (como responder a enquetes e enviar perguntas);
- ações nos Stories, do tipo segurar a tela para ver, e navegar nos Stories;
- enviar Stories.
A Importância do Engajamento
O relacionamento com cliente é uma preocupação atual das empresas, pois através desse meio ocorre a fidelização e retenção de clientes. E levando em consideração que a maioria das pessoas possui um perfil em alguma rede social, elas se tornaram uma excelente ferramenta para relacionar com os mesmos.
No que diz respeito ao engajamento no Instagram a métrica é importante, pois o algoritmo da rede avalia as preferências de cada usuário para mostrar cada postagem, ou seja, pouco engajamento por parte do seu público faz com que os posts sejam menos exibidos para seus seguidores.
Portanto, podemos afirmar que ter um bom engajamento é essencial para que seu conteúdo alcance mais pessoas. Mas como melhorar o meu engajamento?
5 dicas práticas para aumentar seu engajamento
- Use as hashtags
Para ter engajamento é importante que você tenha destaque para o seu público alvo. O Instagram agrupa as publicações que utilizam a mesma hashtag. Então use hashtags em suas publicações que tem a ver com o seu negócio ou produto específico. Nada de ficar usando hashtags famosas e populares aleatoriamente, pois além de trazer um público que não é o seu prejudica o seu engajamento. - Use os stories
Muitas empresas pecam quando o quesito são os stories. Grande parte não produz um conteúdo específico para a ferramenta o que resultada em um engajamento ruim devido ao formato, já outras nem mesmo fazem uso. Se você não utilizar comece a usar hoje! Além de ser super interativa, a ferramenta tem ganhado espaço entre os usuários do Instagram . - Publique no melhor horário
Há pessoas que não sabem, mas o Instagram possui uma ferramenta de relatório e através dela você consegue verificar o melhor horário para realizar as suas postagens. - Tenha frequência
Quando uma pessoa segue o perfil da sua empresa, elas esperam ver suas postagens. Então tenha sempre dias específicos para fazer suas publicações, pois assim você aumentará o engajamento. E lembre-se que quanto menos você postar, mais os seguidores começam a esquecer do seu perfil e interagem menos. - Interaja com seus seguidores
Com certeza você sabe que o relacionamento com seu cliente é de extrema importância para o seu negócio. Isso não muda na rede social, então é essencial responder e interagir com os seus seguidores.
Muito bom o conteúdo! Obrigado pela contribuição.
Que bom que gostou, Patrick! Continue ligado em nossos canais 😉