O termo influencer tem estado em alta no mercado nos últimos tempos. Grandes empresas inclusive pequenas tem usado do marketing de influência como parte de sua estratégia de marketing. No entanto não basta somente fechar uma parceria com qualquer influenciador, é preciso ter objetivos claros para alcançar resultados.
Por que investir em marketing de influência?
O marketing de influência é uma ferramenta do marketing digital que consiste em realizar ações juntamente com influenciadores, com um objetivo de fazer uma ponte entre a sua marca com um potencial cliente ou até mesmo reter ou fidelizar o mesmo. Mas você deve está se perguntando, eu já tenho uma boa estratégia de marketing, porque eu deveria fechar parcerias com influenciadores? Continue lendo esse post que vou te explicar tudo. Vamos lá!
Quando falamos de marketing digital é difícil de construir um padrão e coloca-lo dentro de uma caixinha. A internet é um espaço onde tudo muda muito rápido e diariamente surgem novas ferramentas ou até novas redes sociais. Ferramentas como o e-mail marketing, anúncios e presença nas redes sociais são braços da sua estratégia de marketing, mas o marketing de influência também faz parte dessa gama e deve ser levado em consideração na sua estratégia. Vou te explicar o por quê.
Queira ou não nós somos influenciados pelas pessoas que nos rodeiam, e um ponto que nos leva a ter certeza disso é quando consideramos a opinião de alguém para comprar algo. Levando para o lado dos influenciadores, acontece de forma parecida, às pessoas que os seguem colocam credibilidade ao conteúdo criado por eles, criando assim uma relação de confiança entre os mesmos.
Quem são os influenciadores?
Geralmente as pessoas acreditam que somente aqueles que possuem um grande número de seguidores são influenciadores, mas isso não é verdade! Quando falamos de marketing de influência não é o número de seguidores que importa, e sim o engajamento dos seguidores daquela pessoa e capacidade de conversão que ele pode gerar. Existem outros pontos importantes, contudo iremos falar mais a frente.
Uma boa estratégia é dotada de influenciadores grandes e pequenos, desse modo você irá alcançar de forma mais efetiva o seu cliente, mas isso é assunto para outro artigo.
Agora que você sabe sobre a importância do marketing de influência e quem são os influenciadores, vamos falar sobre como trabalhar com eles.
Como trabalhar com influenciadores?
1 – Tenha objetivos bem definidos
Não adianta simplesmente fechar parcerias e preciso ter planejamento. Perguntas como: “Quanto de orçamento eu tenho disponível? Qual nicho de mercado eu quero atingir? Como essa parceria me irá beneficiar?” Devem ser feitas!
2 – Conheça a sua persona
É indispensável que você conheça bem o seu cliente. Não somente de forma superficial, é preciso conhecer mais a fundo, mapear os seus hábitos e o tipo de conteúdo que ele consome. Pois isso irá te nortear principalmente na escolha do influenciador a qual você deve trabalhar.
3 – Encontre os influenciadores corretos
Como eu disse anteriormente não são números de seguidores que irão refletir se a pessoa influencia ou não o público que está a seguindo. Existem outras métricas com o engajamento que devem ser levadas em consideração.
É importante que esse influenciador fale sobre o nicho que você trabalha. Por exemplo, é interessante para uma loja de maquiagem ter parceria com uma blogueira que produz conteúdos como tutoriais de maquiagem. Além disso, você deve presta atenção na linguagem que ele se comunica, se faz sentido com a linguagem que a sua marca usa.