Ser educado é uma escolha com consequências!
Nunca vi tanta falta de educação e indiferença… Como Agência de Design, prestamos serviços para empresas e pessoas que em sua maioria lidam diretamente com o cliente final, logo, não me refiro a relação de uma instituição com este cliente. O conteúdo se refere à comunicação entre contratante, prestadores de serviço, colaboradores, parceiros, fornecedores, entre outros que “não aparecem” muito em uma empresa.
Essas relações, por mais profissionais que sejam, não são com computadores ou máquinas, mas sim com pessoas.
A falta de educação no trato profissional é algo, no mínimo, deselegante. Atitudes como desejar um bom dia para um prestador de serviço ao invés de começar com “preciso disso pra ontem!” ou “onde está o que te pedi!?”, agradecer por algo com um simples obrigado para um colaborador que apenas fez a sua obrigação, receber e lidar com uma crítica ou reclamação do empregador ou colega de maneira positiva, como uma oportunidade de aprendizado e crescimento profissional, fazem a diferença, tornando o ambiente de trabalho mais agradável e, consequentemente, melhorando a produtividade do empreendimento.
Sim, é ganha ganha!
Muita gente, ao ler isso já pensa na desculpa do “sem tempo, muita coisa na cabeça”, mas ela não cola!
Se você pensar bem, nem pra você mesmo.
Esse artigo, não foi por indiferença ou falta de educação comigo, felizmente, sempre fui tratado com respeito pelos clientes e parceiros. Observando as relações no dia a dia, pude ver como o desempenho de uma empresa depende disso. Na Central, fizemos uma avaliação das relações entre colaboradores a fim de tornar o ambiente de trabalho mais confortável e transparente. Já tivemos melhoras significativas no desempenho!
O objetivo desse post não é simplesmente criticar ou vitimizar uns e outros. É tornar nítido que o ambiente de trabalho reflete na produtividade da empresa, na opinião das pessoas envolvidas e consequentemente na impressão do cliente final, ou seja, a falta educação pode fazer você perder dinheiro ou seu emprego.
É também bom lembrar que uma opinião negativa, muitas vezes vale mais do que dez positivas, que estamos na era da experiência e que a educação e empatia só vai somar a cada um como profissional e ser humano.