Você sabia que sua marca tem uma Voz e um Tom? Pois é, a maioria das pessoas pensa que a construção de uma marca está ligada somente a sua identidade visual, mas não!
Ter um branding com um posicionamento claro ajuda com que a empresa se expresse de maneira autêntica e assim cria uma conexão profunda com o seu público.
No entanto, muitas empresas não dão a mínima quando o assunto é a comunicação da sua marca e perdem muito com isso.
Você sabe qual a diferença entre a Voz e Tom? Não! Calma aí, que a gente vai te explicar.
Diferença entre tom e voz?
A Voz da sua marca é a declaração do que ela é, ou seja, a missão da empresa o que a sua marca nasceu para fazer. É pela voz que ela expressa a sua personalidade, que pode ser: informativa, divertida e até mesmo piadista.
Já o Tom é nada mais que a variação da sua voz ajustando com o contexto da mensagem. Por exemplo, um post de mídia social sobre uma venda divertida teria um tom mais descontraído do que uma notícia sobre uma crise da empresa.
Qual a importância do tom e voz de uma marca?
Assim como uma pessoa, toda empresa tem uma personalidade e essa deve ser expressa de maneira original para criar conexão com o seu público através de seus canais de comunicação (site, blog, redes sociais, etc.) e é importante que tenha coerência em todos os conteúdos para que o público consiga identificar a sua empresa com facilidade.
Por exemplo, quanto mais uma empresa cresce, mais ela se comunica e mais gente é envolvida no processo. O que antes era responsabilidade de poucas pessoas se torna de muitas. Diante desse cenário, como é possível fazer sua marcar se portar como uma só? Como fazer o público identifica-la com facilidade, independente do lugar? A resposta é simples, definindo a voz e tom da sua comunicação e registrado em um manual para que todos tenham acesso.
3 passos para definir o tom de voz da sua marca
- Identifique todos os canais que sua empresa atua (Rede sociais, site, etc.)
- Liste os tipos de conteúdo produzidos (Fotos, posts blog, post Facebook, etc.)
- Construa a persona de sua marca (Dica: se sua empresa fosse uma pessoa, como seria?)
Como usa o tom de voz da sua marca?
Agora que você já sabe com criar e a importância da voz e tom da sua marca, vamos te ajudar a aplicar esse conceito.
Um exemplo de como aplicar o tom de voz nos seus conteúdos:
- Qual o tipo de conteúdo? Ex: Post no Instagram
- Quem é o leitor/persona com quem você está falando? Ex: Potenciais clientes interessados
- Qual o sentimento do leitor? Ex: Encontrar conteúdos interessantes
- Qual tom você deve usar? Ex: Informativo.
Agora você está pronto para começar a usar seu tom de voz. Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com gente que ficaremos felizes em te ajudar.
Parabéns pelo conteúdo deste blog, fez um ótimo
trabalho!
Gostei muito.
um grande abraço!!!