Como a LGN pode ser decisiva para o sucesso de suas campanhas

Campanha perfeita com pouco sucesso e campanha ruim com resultados melhores? O que a LGN tem haver com isso? Afinal, o que é LGN?

Se você é empresário ou agência, com certeza já se deparou com situações e não conseguiu entender.

“Como isso não bombou?”

Organizou a campanha, preparou os posts de redes sociais, panfletagem segmentada, mudou a fachada do negócio e até outdoor colocou. Entretanto, não foi como o esperado.

Bom, eu não vou dizer que eu sei o que houve, tampouco vou apresentar uma solução inovadora ou um insight milagroso para que você não passe por isso novamente. Neste post, vou te falar sobre uma regra bem feijão com arroz que pode uma boa chamada, a Lei dos Números Grandes!

Em 1713, foi publicado um livro do matemático suíço Jakob Bernoulli que provou uma fórmula matemática que até hoje é usada, não apenas por matemáticos e acadêmicos, mas por casinos, instituições de previsão de tempo, campanhas políticas entre outras coisas do nosso dia a dia, Jakob estudou e pesquisou por mais de 20 anos até chegar a uma formula matemática para chegar a um resultado concreto.¹

Resumidamente a LGN afirma que “Quanto maior o número de tentativas, mais a proporção de tentativas bem–sucedidas se aproxima de p com probabilidade próxima de 1.”

Mas como isso pode definir o sucesso ou fracasso da minha campanha?
Ao criar uma campanha para um determinado público, por mais segmentado e inspirado em uma persona que seja, não temos como fujir da subjetividade do indivíduo. Essa variável sempre vai ser um X na equação.

Afinal, vamos na sorte?
Se formos na sorte, voltamos no primeiro questionamento, como uma campanha “ruim” pode ter tido melhor desempenho do que uma campanha “boa”. A resposta é bem simples. Você alcançou as pessoas certas no momento certo em uma e em outra não.

Minha sugestão é na matemática, junto com o Bernoulli.

Para sua campanha ser considerada boa ou ruim, ela precisa de atingir uma parte do seu público (uma amostra) e pode ser só ai que você está errando. Investindo pouco na promoção e consequentemente não alcançando uma quantidade mínima de pessoas para que sua campanha crie a massa crítica necessária para ser colocada a prova.

Por exemplo, em uma população de 1.000 pessoas, para termos um nível de confiança de 90% e 5% de margem de erro, precisamos atingir 213 pessoas.² Com base na reação dessas pessoas, podemos definir com mais precisão se devemos ou não ir para frente com a campanha.

Faça um teste. Em sua próxima campanha, ao invés de gastar o um pequeno valor diário, semanal ou quinzenal, invista tudo em uma só campanha em menos tempo!

 

Fontes e referências:
¹ https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_dos_grandes_n%C3%BAmeros
² https://pt.surveymonkey.com/mp/sample-size-calculator/ 
³ Cases da Agência Central