É correto admitir que podem haver controvérsias, mas deixe-me esmiuçar sobre o suposto universo das empresas, figuras, marcas e personalidades.
Afinal, o que é logo, e marca?
Logo (abreviação de logotipo) é um conjunto de elementos gráficos, e/ou fontes características que representam visualmente uma empresa e suas particularidades. Podendo deixar claro, ou não, logo ao primeiro contato alguma ideia sobre o produto/serviço/figura.
Sendo o mais comum a ser expressado: ideias, como sua essência, personalidade, seu humor, produto oferecido e até mesmo traços de seus valores.
Um bom logo é um personagem dentro de um universo. Este universo é constituído por um conjunto de valores, temperamento, posicionamento e linguagem.
O design entra para traduzir a parte que lhe cabe neste contexto. Sendo responsável por converter estes ideais em cores, formas, “tom de voz”, sons, e outros tipos de experiências. As redes sociais, hoje em dia, são os principais veículos para esta conversão.
Todo este universo e multi-fatores, frentes de trabalho e facetas, juntos, são o que chamamos de marca. Do atendimento ao RH, das vendas ao marketing, passando por todos os setores que em conjunto são um só organismo. Caminhando juntos, em sua posição, abraçando uma parcela do mercado e dividindo espaço com seus concorrentes.
Neste contexto, possuir um bom logo é fundamental, visto que o mesmo estará na vitrine deste mundo, e fará o papel de comunicar previamente suas características, como citamos acima.
Em um paralelo breve, logo, é uma bandeira, levantada por pessoas que defendem seus ideais. Marca, é o solo firme que receberá e suportará o mastro desta bandeira.