No Instagram, menos é mais? Entenda o que é Overposting!
Também conhecido como oversharing, o overposting se caracteriza pela ação da pessoa ou empresa que exerce muitas postagens em um mesmo canal.
Ao longo do dia, somos bombardeados de informações através redes sociais, jornais, panfletos, TV e vários outros meios! Há muito tempo, isso já é comum, a “novidade” é o crescimento exagerado das postagens corporativas nesses canais. Pesquisas mostram que a maioria dos usuários de redes sociais não gostam de encontrar no seu feed de notícias (Facebook e/ou Instagram), várias Postagens de um mesmo perfil, os entrevistados indicam que gostam de saber um pouco de cada. Ou seja, para o usuário, alguém ou alguma empresa que está fazendo várias postagens, está prejudicando o seu feed e consequentemente, piorando a sua experiência naquela rede social.
É inevitável a disputa de marcas e empresas pela presença no feed dos consumidores nas redes sociais. Entretanto, para atrair os usuários, não é necessário e nem indicado a prática de overposting. Promoções, usos de ferramentas de engajamento como enquetes, vídeos, transmissões ao vivo e nova ferramenta, reels, são exemplos de que conteúdo bem trabalhado, vale mais do que vários posts em um curto espaço de tempo.
Indo contra o que os praticantes do overposting pensam, vários posts no dia não gera mais engajamento, tampouco mais conversões. A prática polui o feed do usuário e na maioria das vezes, divide os likes entre suas postagens. Afinal, pouquíssimos usuários vão curtir 4, 5 postagens de um mesmo usuário em um único dia. Em pouco tempo, o praticante do overposting pode se tornar um problema para os seguidores e consequentemente, trará a perda de seguidores.
Com isso, vamos a palavra-chave para o sucesso em quase tudo dentro de uma empresa: planejamento. Para melhorar seu desempenho, defina seus objetivos, deixe claro quem é seu público, categorize os conteúdos que você pode postar e organize 30 dias antecipadamente! Se é muita coisa para você gerenciar, procure profissionais da área para te ajudar a atingir seus objetivos e crescer nas redes sociais.