Boca a boca digital. Sua empresa está preparada?

Várias ferramentas de marketing surgiram nos últimos tempos, e a indicação, famoso marketing boca a boca, se reinventou e continua a ser o método que empresas mais captam novos clientes e fecham negócios.

Com o avanço da comunicação através dos meios digitais, aumento do consumo e acessibilidade a informação, as indicações de produtos e serviços aumentaram em todos os setores da economia de maneira expressiva. As empresas, cientes disso, passaram a investir mais em branding visando o fortalecimento de sua marca e buscaram otimizar a experiência do usuário através de análises e melhorias em seus produtos e serviços. Sabe qual resultado disso? O aumento das indicações, que hoje, não tem fronteiras.

Mas afinal, o que é boca a boca digital e qual a diferença dele para o tradicional?

Para nós, essa diferença não existe. Mas, vamos lá! O boca a boca digital, consiste no mesmo bom e velho bate-papo, porém, ao invés de ser feito pessoalmente, ele usa dos meios digitais como Facebook, Instagram, WhatsApp, Telegram, Linkedin, etc. para acontecer.

Esse (o boca a boca) é o principal motivo para qualquer negócio estar presente no meio digital. As empresas precisam garantir acessibilidade, praticidade e facilidade para quando as oportunidades de boca a boca surgirem nesse ambiente. Exemplificando, você, provavelmente, já quis indicar algum produto/serviço a um amigo e não encontrou nada online! Isso, além de fazer com que a empresa perca a venda, pode depor contra ela, pois ela não está acessível!

Em meio a pandemia, o boca a boca não diminuiu, ele aumentou!

Sabe aquele empresário que fala que não precisa de marketing digital porque os clientes dele vem de boca a boca? Esse, infelizmente não percebeu esse crescimento como poderia! Com mais pessoas em casa, mais entediadas e ansiosas por conhecer novas coisas, o uso da internet e aplicativos de relacionamento cresceram exponencialmente, e advinha quem veio junto? As indicações! E não basta passar apenas um contato, a pessoa que pede uma indicação, naturalmente quer ser seduzida pelo produto/serviço, e apenas um número de telefone não faz isso. É preciso de um site e/ou uma rede social bem organizada para envolver o usuário e permitir que ele dê sequencia na compra/contratação.

Sabe aquele ditado, “Casa de ferreiro, espeto de pau!”? Aqui não é assim!

Quando somos indicado para projetos de criação de logo ou site temos uma página que apresenta nosso trabalho e estimula a curiosidade do visitante. Isso permite que o usuário possa entender melhor sobre o que ele já está interessado e ver se nosso trabalho serve pra ele, poupando o tempo de todo mundo. Além disso, tem disponível na página, formulário, telefone, whatsapp e e-mail para contato, permitindo que o usuário escolha a que ele preferir para interagir conosco.

Para finalizar esse post, separei um dado que achei muito interessante e que acredito que possa lhe ajudar!

Em pesquisa do Instituto Nielsen, foi constatado que  92% dos consumidores em todo mundo confiam na indicação de um amigo ou parente, acima de qualquer outra forma de propaganda. E não para por ai, 83% dos seus clientes estão dispostos a te indicar, mas apenas 29% chega a fazer isso.

O fato é que o marketing boca a boca só cresce e as empresas que fazem bom uso dele, vão junto. A dica é: pesquise mais sobre esse tema e invista com inteligência em seu negócio.

Fontes:
Google Acadêmico, Instituto Nielsen e Buzzlead 

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