Entenda porque cuidar da sua marca em momentos de crise.
Com as mudanças no cenário econômico causadas pelo COVID-19, empresas e negócios são impactadas diretamente em seu planejamento, campanhas, metas, estratégias, etc. Porém, como já dizia Charles Darwin, “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta ás mudanças.”, a frase do naturalista se aplica a este momento e a sua marca precisa se adaptar.
Isso vai passar, fato. Tendo isso claro, devemos pensar agora em como vai ser essa passagem para sua marca e como será a relação dela com o seu cliente.
Você colhe o que você planta, e esse é o momento de plantar.
Devido à quarentena e à acessibilidade da internet, as pessoas vão estar mais conectadas do que nunca. A internet e o uso dos canais de comunicação digital de negócios e empresas como WhatsApp, redes sociais, sites, e-mail marketing, podcasts, listas de transmissão, canais no YouTube, etc terão alcance aumentado em escalas nunca antes vistas.
O que você preparou para seu cliente?
Primeiro: não é hora de venda direta. Isso mostra total descaso com a triste situação do mundo e você não quer que sua marca seja vista como indiferente. Este é o momento de colaboração e empatia.
Caso você ainda não preparou nada para seu cliente, vamos reformular a pergunta anterior para: “Como eu posso ajudar o meu cliente neste momento?”
Para isso, indicamos que você pense especificamente em seu nicho, como o seu conhecimento sobre os seus produtos/serviços podem ser úteis a seu cliente e população. Ficou difícil de entender? Confira um exemplo:
Um(a) fisioterapeuta, profissional liberal, como ajudar? Você pode usar as redes sociais para dar dicas para exercícios em casa, ensinar uma autodrenagem ou alguma técnica de fácil ensinamento e baixo risco a população. Fazendo isso, você cativa seu paciente, é visto pelos seguidores e torna a quarentena de todo mundo que acompanhou mais leve, saudável e produtiva.
O que você fez? Plantou uma semente. E o fruto dessa semente é a reciprocidade!
Não é oportunismo, é tornar o mundo melhor, é cuidado com o próximo e com sua marca.
Como empreendedor, você precisa se adaptar a situação atual! Pense em como você pode colaborar com a sociedade, faça um brainstorm com seus colaboradores, explore melhor os seus canais de comunicação, mostre o lado humanizado de sua marca e seja lembrado. Pois como foi dito anteriormente, isso vai passar. E sabe o que pode vir a seguir?
O pior tipo de concorrência: A DE PREÇO. Por isso, você precisa se diferenciar para fidelizar.
E como você vai se diferenciar no mercado se seu cliente não ouvi falar de você ha 30 dias, 60 dias? Você vai aparecer só na hora que tá tudo bem? E na hora que ele precisou de você para dar dicas e usar seu conhecimento específico de maneira humana e sem interesses econômicos? Dar dicas e ajudar já não parece oportunismo, não é mesmo?
Vamos juntos passar por essa crise. Criatividade, conhecimento, responsabilidade e amor ao próximo são os nossos maiores aliados.
Referências: O exemplo usado foi uma das ações da Fisioterapeuta Joana Medrado e teve alta repercussão através de uma live no Instagram.
Adorei as dicas.Com certeza ,a sensação de abandono pode surgir.Principalmente nos idosos.Obrigada
Que bom que gostou, Angela! Exatamente, devemos agir com empatia! Continue ligada em nossos canais 😉