Como cuidar da saúde de sua marca em meio ao COVID-19

Entenda porque cuidar da sua marca em momentos de crise.

Com as mudanças no cenário econômico causadas pelo COVID-19, empresas e negócios são impactadas diretamente em seu planejamento, campanhas, metas, estratégias, etc. Porém, como já dizia Charles Darwin, “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta ás mudanças.”, a frase do naturalista se aplica a este momento e a sua marca precisa se adaptar.

Isso vai passar, fato. Tendo isso claro, devemos pensar agora em como vai ser essa passagem para sua marca e como será a relação dela com o seu cliente.

Você colhe o que você planta, e esse é o momento de plantar.

Devido à quarentena e à acessibilidade da internet, as pessoas vão estar mais conectadas do que nunca. A internet e o uso dos canais de comunicação digital de negócios e empresas como WhatsApp, redes sociais, sites, e-mail marketing, podcasts, listas de transmissão, canais no YouTube, etc terão alcance aumentado em escalas nunca antes vistas.

O que você preparou para seu cliente?

Primeiro: não é hora de venda direta. Isso mostra total descaso com a triste situação do mundo e você não quer que sua marca seja vista como indiferente. Este é o momento de colaboração e empatia.

Caso você ainda não preparou nada para seu cliente, vamos reformular a pergunta anterior para: “Como eu posso ajudar o meu cliente neste momento?

Para isso, indicamos que você pense especificamente em seu nicho, como o seu conhecimento sobre os seus produtos/serviços podem ser úteis a seu cliente e população. Ficou difícil de entender? Confira um exemplo:

Um(a) fisioterapeuta, profissional liberal, como ajudar? Você pode usar as redes sociais para dar dicas para exercícios em casa, ensinar uma autodrenagem ou alguma técnica de fácil ensinamento e baixo risco a população. Fazendo isso, você cativa seu paciente, é visto pelos seguidores e torna a quarentena de todo mundo que acompanhou mais leve, saudável e produtiva.

O que você fez? Plantou uma semente. E o fruto dessa semente é a reciprocidade!

Não é oportunismo, é tornar o mundo melhor, é cuidado com o próximo e com sua marca.

Como empreendedor, você precisa se adaptar a situação atual! Pense em como você pode colaborar com a sociedade, faça um brainstorm com seus colaboradores, explore melhor os seus canais de comunicação, mostre o lado humanizado de sua marca e seja lembrado. Pois como foi dito anteriormente, isso vai passar. E sabe o que pode vir a seguir?

O pior tipo de concorrência: A DE PREÇO. Por isso, você precisa se diferenciar para fidelizar.

E como você vai se diferenciar no mercado se seu cliente não ouvi falar de você ha 30 dias, 60 dias? Você vai aparecer só na hora que tá tudo bem? E na hora que ele precisou de você para dar dicas e usar seu conhecimento específico de maneira humana e sem interesses econômicos? Dar dicas e ajudar já não parece oportunismo, não é mesmo?

Vamos juntos passar por essa crise. Criatividade, conhecimento, responsabilidade e amor ao próximo são os nossos maiores aliados.

Referências: O exemplo usado foi uma das ações da Fisioterapeuta Joana Medrado e teve alta repercussão através de uma live no Instagram.

2 Comments to “ Como cuidar da saúde de sua marca em meio ao COVID-19”

  1. Angela Prates says :

    Adorei as dicas.Com certeza ,a sensação de abandono pode surgir.Principalmente nos idosos.Obrigada

    1. Igor Horta says :

      Que bom que gostou, Angela! Exatamente, devemos agir com empatia! Continue ligada em nossos canais 😉